Por que é importante a secretária entender o marketing na saúde?

 

A secretária é o cartão de visitas do seu consultório ou da sua clínica. É com ela que o paciente faz o seu primeiro contato com a clínica. Ao ligar para marcar uma consulta, por exemplo, ele pode ser bem atendido e sair satisfeito ou não.

Por isso é fundamental que a secretária entenda o marketing na saúde e esteja alinhada com os objetivos da clínica. Por meio desse entendimento ela poderá fazer um atendimento humanizado, usará uma linguagem ideal para conversar com os pacientes, linguagem esta que deve estar de acordo com a que você utiliza dentro do consultório. E não falo de linguagem técnica não, e sim do alinhamento das informações desde o primeiro contato com o paciente, até o pós venda.

Além de atender os pacientes da melhor forma possível, o profissional da saúde que tem o seu próprio consultório precisa ter noções básicas de gestão e marketing.

No entanto, como a maioria dos cursos da área da saúde não oferecem disciplinas sobre o tema, não é raro ver profissionais cometendo erros de gestão de clínicas. O problema é que essas falhas podem atrapalhar a captação de novos pacientes e ainda comprometer a saúde financeira do seu consultório ou clínica:

Pensando nisso listei aqui embaixo 5 itens que você pode viabilizar com a sua secretária:

1- Canais de comunicação: Ela precisa saber informar ao paciente quais são os canais de comunicação que a clínica e/ou consultório possuem: telefone, e-mail, website, redes sociais, etc.

2-Conhecimentos básicos: Conhecer o segmento em que está atuando. Ofereça treinamentos e cursos que aperfeiçoem a comunicação, a conduta e os conhecimentos básicos.

3- Sala de espera: Dar uma atenção especial para a sala de espera, pois esse é um ambiente que será fundamental para que as pessoas se sintam confortáveis e bem-vindas no seu consultório.

4-Atendimento humanizado e com excelência: Uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios apontou que 61 % dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço. Não oferecer um bom atendimento é, sem sombra de dúvidas, um dos principais erros em clínicas e que atrapalham a gestão de marketing na saúde.

5- Motive sua equipe: É bem comum, em qualquer área do mercado de trabalho, os profissionais se sentirem acomodados e pouco motivados depois de um tempo, principalmente em posições que não entregam muitas possibilidades de crescimento dentro da empresa. Para isso, você pode oferecer bonificações ou uma pequena participação sobre os lucros ou sobre cada consulta agendada.

Espero que este conteúdo lhe ajude a visualizar ainda mais oportunidades no seu atendimento e no seu consultório!

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