Lead: O que é e como gerar Leads Qualificados

 

 

Lead é um usuário que demonstra interesse em um tema relacionado a um serviço ou produto e fornece espontaneamente um meio de contato (em geral o e-mail) para dar início a um relacionamento duradouro com a marca. O objetivo final é que este usuário se torne um cliente leal.

 A conquista de novos clientes é um grande desafio para as empresas.

Segundo a pesquisa da pesquisa da Hubspot de 2018,  a captação de leads é apontada por 61% dos profissionais de marketing como principal meta estratégica.

Mas como esse interesse é demonstrado?

Normalmente, isso acontece através do preenchimento de dados por parte do usuário em um formulário para receber uma newsletter ou uma oferta (material de qualidade).

Mas você deve estar se perguntando: “como uma pessoa que não conhece a minha empresa entrará em contato e se tronará um cliente?”

Como falamos no início deste artigo, antes que o usuário efetivamente realize a compra, é necessário estreitar o laço entre indivíduo e marca por meio de um relacionamento duradouro.

Na era digital em que nos encontramos, é preciso que o consumidor confie na marca, antes de comprar um produto ou serviço.

Por isso é fundamental que o time de marketing e vendas trabalhem em conjunto para atrair novos leads e como será a abordagem da equipe de vendas com cada lead e que ações deverão ser tomadas  caso o lead não seja convertido em um cliente.

Quando um usuário clica em um link e chega ao seu blog, automaticamente torna-se um visitante.

Esse processo acontece de várias maneiras.

Pode ser por meio meio de uma busca no Google, um post no Facebook ou até mesmo digitando diretamente a URL no navegador. 

Atrair visitantes para o blog é a primeira etapa do processo conhecido como Inbound Marketing (acompanhe nosso blog, falaremos mais sobre esse tema em breve). Nela, desconhecidos que aterrizam na página de destino transformam-se em visitas.

Já a próxima fase é a da conversão e aqui o objetivo é converter visitantes e leads.

Mas como converter um visitante em lead? 

Existem várias técnicas e ferramentas que ajudam a otimizar um site para converter visitantes em leads. Veja algumas formas mais eficazes de como converter visitantes em leads no seu site:

Existem muitos meios para gerar leads qualificados.

Todos eles têm seu valor e são encaixáveis em estratégias de marketing.

1. Artigos

Artigos otimizados para o Google são uma ótima maneira para atrair visitantes e convidá-los à inscrição em uma newsletter, por exemplo.

2. Landing Pages

Landing pages são páginas limpas, sem distrações, cujo objetivo é fazer com que o leitor realize uma única ação. E normalmente tem um formulário para recolhimento de dados.

3. Ebooks

Ebooks são ótimos para aprofundar temas tratados em artigos.

Para baixar o material, é exigido o contato do usuário.

4 – Links Patrocinados

Links patrocinados, nos buscadores, são aqueles primeiros resultados que aparecem ao pesquisar sobre determinado assunto e, logo abaixo, são sinalizados como ‘patrocinados’ ou com a palavra ‘anúncio’ ao lado do título.      

Em um mundo dominado pelo conteúdo, você deve estar pensando: como criar textos, vídeos, imagens e materiais de entretenimento e educação que realmente se destaquem dos demais?

Não é uma jornada fácil, por isso é fundamental esforço e conhecimento para estar por dentro das últimas tendências de conteúdo e utilizá-las da melhor forma.

Com estas dicas, agora cabe a você dar o próximo passo.

Já sabe como vai implementar seu plano de ação para gerar leads qualificados no seu negócio?

 

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